quarta-feira

Raposa Serra do Sol. Demarcação de reserva suscita questionamentos sobre perda de soberania nacional



Mobilização de entidades nacionais promoveu, ontem, 10/06/08, em São Paulo, um seminário: “A realidade da Amazônia: Soberania Ameaçada, farsa ou realidade?”, onde se debateu a polêmica em torno da homologação da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, que é objeto de análise do Supremo Tribunal Federal.
Reportagem sobre o debate, muito interessante e esclarecedor, você encontra clicado aqui.
 
O “projeto” de reserva fica em uma área de fronteira no norte de Roraima - foto acima à direita, na cor rosa - e tem sido cenário de conflitos entre índios e produtores rurais, pelo menos aparentemente.

O que parece um conflito de terras como tantos outros, adquire contornos peculiares, e preocupantes, pois a região de fronteira tem pouco ou nenhuma ocupação por brasileiros e mesmo pelo exercito e, é tida como área infestada por “ONGs” estrangeiras.

A denúncia não é nova, segundo a qual a criação de reservas indígenas - no caso pouco mais de 10.000 índios – em áreas gigantescas na fronteira, caracterizando-a como “nações autônomas”, patrocinadas por entidades sob a “pele” de ambientalistas, visam, na realidade, criar, em futuro próximo em foro internacional, leis que tornem essas “nações indígenas”, nações independentes.

No caso, a área faz fronteira com a Guiana, que apesar de aparentemente independente, faz parte da “Comunidade Britânica de Nações”, e existe sob sua tutela.

A Constituição Brasileira não prevê a existência de “nações” dentro da nação brasileira, portanto, aceitar a demarcação da reserva é hipotecar o futuro da integridade territorial brasileira e a sua soberania.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário