sábado

Engarrafar bufa de vaca. É a ideia de universidade britânica para conter gases



Imagem de experiência feita na Argentina
Seria uma tentativa de reduzir, ou eliminar, os gases emitidos pelos ruminantes em seu processo metabólico, ou seja, o arroto, e o flato, vulgo peido, que segundo se afirma representam 9% do gás carbônico e 33% do metano emitidos na atmosfera.

O que é bastante controvertido. É como a estoria do macaco que poe a batata para assar e ao vê-la queimando tenta tirar do fogo com a mão do gato.

É uma forma de desviar a atenção dos verdadeiros responsáveis que, diga-se passagem continuam tranquilamente a queimar o barato e democrático – existe em todo lugar – carvão mineral, com a desculpa de crise econômica. Este sim, é considerado o verdadeiro vilão do aquecimento global que é usado livremente desde a Revolução Industrial.

Claro que qualquer coisa que se venha a fazer, ajuda. Mas dai a demonizar o gado é outra conversa. E veja que eu sou vegetariano, mesmo, há muito tempo e por mim se parassem com a reprodução do gado e produção da carne, qualquer uma, não faria a menor diferença.

Esta ideia, se der certo, iria influenciar sobretudo o gado confinado em fazendas na UE e EUA, pois a maior parte do gado criado no mundo é feita em criações extensivas, comendo capim, e sabe-se que produzem muito menos destas emissões.

É claro, o gado criado confinado come uma mistura a título de ração que inclui além de cereais, sangue, vísceras e ossos deles próprios, o que gerou doenças radicais como o mal da vaca louca na Inglaterra, provocada pelo consumo desses componentes em sua alimentação.

Logo, o excesso de gases no gado europeu e norte americano, nada mais é do que resultado da má digestão em função da dieta que recebem, já que, como se sabe, são animais herbívoros.

Agora, esta ideia proposta pela Universidade de Bangor, no Pais de Gales, de engarrafar a bufa das vacas é mesmo hilária, isto mesmo, imagine milhares de vacas carregando artefatos como os da imagem, com tubos ligados em seus intestinos... Hilária se não fosse cruel, ao trazer mais este desconforto ao gado que já leva uma "vida de cachorro". Se bem que a ideia não é nova, pois, já foi tentada antes na Argentina.

Fonte: BBC

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. só uma pequena curiosidade, na maior parte do mundo o consumo de produtos de origem animal por ruminantes está proibida por causa do "mal da vaca -louca", e no Brasil, se comprovado que os animais comsumiram tais produtos, a vigilancia sanitária tem a ordem de cometer eutanasia de todo o rebenho da propriedade.
    No mas, gostei de seu post e ponto de vista, é isso mesmo, queimam muito combustivel fossil e dão a culpa para a pecuária, sendo que os alimentos vegetais que estes consomem já retiraram da atmosfera quantidades bem superiores de gas carbonico ao que eles emitem por flatos e arrotos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tem razão. Entretanto, as probabilidades que isso ocorra no país são muito reduzidas, já que, como ficou comprovado, a doença se origina do consumo de vísceras e de ossos dos animais, na ração, e a grande maioria dos rabanhos no Brasil é de criação extensiva – em pastos – e se alimenta de capim, como em países como a Índia e Austrália, para ficar só nestes exemplos, onde estão os maiores rebanhos de gado criados extensivamente.

    ResponderExcluir