domingo

Obesidade, a contraparte mórbida da fome mundial – Blog Action Day, #BAD11

.
Clique na imagem para ampliar
Aproveitando o Dia Mundial da Alimentação, o Blog Action Day 2011, #BAD11, aproveitou para eleger o seu tema deste ano.

A reflexão é sobretudo sobre a dificuldade de acesso aos alimentos por quase 1 bilhão de pessoas no mundo, agravada nos últimos anos pela grave crise econômica que desde 2008 vem inflacionando mais ainda os preços.

Ao lado dos quase 1 bilhão de famintos, o mundo convive hoje com uma verdadeira epidemia que são os 1,5 bilhão de obesos que criam um contraponto ’macabro’ deste quadro de distribuição e acesso aos alimentos.

Logo, mais do que se criar políticas internacionais que promovam uma melhor distribuição dos alimentos, é urgente a criação de políticas públicas de saúde em cada pais, que resgatem a cultura alimentar de cada povo que, com certeza, tem alimentos mais nutritivos e saudáveis.

Uma medida que já vem sendo adotada por alguns países é a proibição de publicidade de alimentos direcionadas ás crianças e adolescentes, que desvirtuam os hábitos alimentares tradicionais e condicionam ao consumo do que se convencionou chamar de fastfood, com alimentos altamente calóricos, e com adicionais de nenhum valor nutricional e claramente prejudiciais à saúde como os refrigerantes.

Leia tambem:
Os pais, que tambem consomem, não conseguiriam, nem se quisessem, controlar os novos vícios alimentares, já que a publicidade nos meios de comunicação lhes atribuem qualidades subjetivas e dissociadas de sua real natureza, comprovadamente perniciosa à saúde.
O modelo alimentar seguido pelo mundo via globalização é o fastfood norte-americano, que detonou a saúde de sua população que detém hoje, os maiores índices de obesidade, associados a doenças relacionadas como a diabete e toda sorte de doenças cardiovasculares.
O carro chefe desta disseminação da desnutrição, da obesidade e das doenças são as suas empresas como o McDonald, que se espalharam pelo mundo como erva daninha e vem destruindo, via publicidade direcionada às crianças e adolescentes, os hábitos alimentares tradicionais de cada lugar.

Este, a obesidade, é um aspecto tão importante para a saúde no planeta como o acesso à alimentação pelos famintos, pois, sabe-se, que morrem hoje no mundo mais pessoas por obesidade do que por fome ou falta de alimentos, conforme estudo divulgado pelo Crescente Vermelho, versão da Cruz Vermelha para ao mundo muçulmano.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário