quinta-feira

Em vez de aquecimento, teremos uma nova era glacial. Dizem cientistas do clima


Ao contrário do que se prega, e se espera, podemos ter uma “bela surpresa” em termos climáticos. Em vez dos anos tórridos que seriam provocados pelo efeito estufa, o que teremos é uma nova era glacial. É isto mesmo! Uma nova era glacial com uma baixa de temperatura entre 9º e 18º graus, sobretudo, no hemisfério norte. Duvida? Confira abaixo.

Estradas na Espanha no inverno em 2010
William Curry é um cientista do clima e não um crítico de arte. Mas ele passou muito tempo analisando o quadro “George Washington Atravessando o Delaware”, de Gottlieb Leutze, que mostra um barco carregado de soldados coloniais americanos em um rio congelado no dia seguinte ao Natal de 1776.

“Posso afirmar que esse tipo de coisa simplesmente não acontece mais”, diz Curry.

Pode voltar a acontecer em breve. E as cenas de congelamento como as imortalizadas as pelo pintor flamengo do século 16 Pieter Brueghel, o `Velho`, também poderão voltar à Europa. Seus quadros, incluindo a obra-prima de 1565 “Caçadores na Neve”, fazem as paisagens europeias, hoje temperadas, parecerem mais a Lapônia.

Esses cenários gélidos foram comuns durante um período que durou aproximadamente de 1300 a 1850, porque grande parte da América do Norte e da Europa foi tomada por uma pequena era glacial.

Um número cada vez maior de cientistas, incluindo muitos na base de operações de Curry, o Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts acredita que há condições para um novo resfriamento prolongado, ou pequena era glacial.

Embora ninguém esteja prevendo uma camada de gelo brutal como a que cobriu o hemisfério norte de geleiras cerca de 12 mil anos atrás, o próximo resfriamento poderá reduzir as temperaturas médias em 9º C sobre grande parte dos Estados Unidos e 18°C no nordeste americano, no norte da Europa e da Ásia. Leia mais...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário