sexta-feira

Energias alternativas? A produção de petróleo vai muito bem, obrigado!

.
Clique na imagem para ampliar
Um dos fundamentos da insistência na busca por fontes de energias alternativas aos combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo, mesmo antes das teorias sobre mudanças climáticas associadas às emissões de carbono, era a certeza do esgotamento das reservas. 
 
Entretanto, estudos recentes vem confirmando que este cenário é improvável, que enquanto algum produtores rumam para o esgotamento de suas reservas, descobertas de novas jazidas, como o pré-sal no Brasil, garantem o fluxo de petróleo e a estabilidade nos preços no médio longo prazo.

Portanto, a luta para melhorar a matriz energética no planeta com a substituição de fontes de energia fóssil por energias mais limpas ou alternativas terá que se apoiar em outros parâmetros ou argumentos, fundamentando-se mais em ação política do que em pressupostos geológicos.

Neste gráfico acima dá para perceber a situação, quando a produção tende a se manter ou mesmo aumentar, o que vai garantir preços estáveis e competitivos com as novas tecnologias de produção de energias limpas.

A avaliar pelo comportamento de governos e empresas, não obstante a retórica ambientalista, o fator determinante é a otimização de lucros e manutenção da atual política de energia, produção e transporte.

Fonte: Outras palavras

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário