quarta-feira

Como fazer a lavagem correta dos alimentos

.
Nestes tempos em que os alimentos que consumimos estão repletos de substâncias alheias ao nosso organismo como os adubos químicos, agrotóxicos ou defensivos agrícolas, além da infinidade de aditivos e conservantes de todos os tipos nos alimentos industrializados, alguma coisa é preciso ser feita para evitar ou minimizar os seus efeitos na nossa saúde e vida.

Naqueles alimentos consumidos “in natura”, como verduras, frutas e legumes, o ideal seria consumi-los orgânicos, mas, além do preço maior, nem sempre os encontramos disponíveis perto de casa, por isso, este artigo da revista Ciência Hoje, feito a partir da pegunta de um usuário, dá algumas dicas importantes de como fazer para amenizar este problema.
"A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos, como o vibrião que causa a cólera. 
Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos com casca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento – como os tomates e a alface da salada. 
Essa medida de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. 
Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. 
Deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio por 30 minutos também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. 
Alguns estudos mostram ainda que deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio (aquele vendido em saquinhos no supermercado, junto aos temperos) por 30 minutos também ajuda a eliminar parte desses resíduos. 
Essas são dicas que podem ajudar o consumidor a ingerir alimentos com menos resquícios de agrotóxicos. Mas a melhor dica é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos – principalmente, se for ingeri-los sem cozimento."
     Frederico Peres - Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana 
Escola Nacional de Saúde pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Uma coisa prática e fácil de fazer e que pode até trazer-lhe uma vantagem adicional, o prazer, é uma horta orgânica, quando você elimina de cara alguns destes problemas relatados no artigo acima. Dê uma olhada no link: Como fazer uma pequena horta orgânica em casa ou no apartamento, e verá que até o espaço não chega a ser um problema e pode ser feita por qualquer pessoa.
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário