segunda-feira

Meio ambiente. Fazer a sua parte é o inicio da mudança #BAD12

.
Pegada ecológica
Embora as deliberações e leis de instituições governamentais e as ações de organizações diversas ou ONGs sejam importantes para o enfrentamento dos desafios ambientais que ameaçam a sustentabilidade no planeta, o que efetivamente tem um poder transformador e que pode determinar as mudanças e/ou alterações necessárias é a atitude de cada um.

As limitações impostas pelo sistema econômico e pelo lucro, só serão superadas pela mudança de atitude pessoal no cotidiano, no uso dos recursos naturais sob a forma de mercadoria e serviços.

São exemplos a racionalização no uso da água, o alongamento voluntário da vida útil de bens de consumo variados: eletroeletrônicos, vestuário, bem como a reutilização – dar uma nova função – e o repasse de produtos descartados e/ou tornados obsoletos pela publicidade e moda e, só como último recurso, a reciclagem – com a redução do lixo – já que esta implica em consumo de energia e de uma linha de produção para voltar ao mercado.

Uso racional de recursos não implica em abdicar do seu uso, mas, em não desperdiçar ou utilizar apenas aquilo que efetivamente precisa.

Esta atitude pessoal parece pouco, mas, é o que de mais concreto cada um de nós pode fazer, isso sem falar no exemplo que passamos a dar para parentes, amigos ou mesmo vizinhos, sem que tenhamos que “gastar o verbo”, já que o exemplo é a forma mais simples e efetiva de gerar ou inspirar mudanças.

Obs. Este artigo faz parte do Blog Action Day 2012, #BAD12, que é uma blogagem coletiva internacional, como uma forma de chamar a atenção para problemas sérios que ameaçam a vida no planeta.

Iniciada em 2007, já está indo para a sua 5ª edição e estamos participando pela 4ª vez – veja edições anteriores nos banners na barra ao lado – com temas como mudanças climáticas, água e fome. Este ano o tema é o poder de cada um ou o que cada um pode fazer para contribuir. # powerofwe BAD12

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário