domingo

O vilão do meio ambiente, o carvão, é a fonte de energia preferencial das Apples da vida


O carvão mineral é, decididamente, o maior vilão histórico a quem se atribui as mudanças climáticas ou o controvertido aquecimento global. Para se ter uma idéia, o desenvolvimento dos ditos países do 1º mundo – países na Europa e os EUA – se fizeram à custa do uso de muito carvão mineral, e o detalhe é que, com a crise econômica todos intensificaram o seu uso em virtude do baixo preço e da generosidade da natureza que, ao contrário do petróleo, o distribuiu democraticamente por todo canto.

Logo, apesar de todo discurso ambientalista, nunca se usou tanto carvão, embora a mídia prefira salientar, apenas, o uso maciço na China, mais por motivos políticos do que outra coisa, já que “silenciosamente” todo mundo esta usando e abusando do dito cujo.

Nesta tabela abaixo vai ver que os “campeões da tecnologia de ponta” com o seu discurso futurista e ambiental são grandes vilões no uso do “patinho feio” dos recursos energéticos. 

Confira a porcentagem de energia vinda do carvão usada em grandes empresas de tecnologia:

- 54% da energia utilizada pela Apple vem do carvão.

- 53% da energia utilizada pelo Facebook vem do carvão.

- 49% da energia utilizada pela HP vem do carvão.

- 42% da energia utilizada pelo Twitter vem do carvão.

- 35% da energia utilizada pelo Google vem do carvão.

- 34% da energia utilizada pela Microsoft vem do carvão.

- 18% da energia utilizada pelo Yahoo vem do carvão.

O lance é que na hora de ganhar da concorrência e otimizar os lucros, a saída é a de sempre, reduzir os custos de produção sem levar em conta “papos” como meio ambiente e sustentabilidade, que ficam apenas para a promoção e enrolação dos consumidores desavisados. Se é que alguém vá se preocupar com isso diante dos iPhones da vida



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário