domingo

Dicas oportunas e eficientes para garantir um uso mais racional da água

.
A questão da água – falta e perspectivas catastróficas de racionamento – só nos chegam ao imaginário, ou mesmo no cotidiano, quando estamos diante do fato consumado.

Quase sempre não nos damos conta de que o nosso uso diário pode estar piorando alguma situação de carência, mesmo que sem racionamento ou alertas oficiais.

Daí a ideia de divulgar algumas açõezinhas a serem observadas em nosso uso cotidiano, que podem ajudar na economia do recurso, não só local, mas para o planeta como um todo.
Veja perspectivas nada alvissareiras para o recurso: Porque você pode acabar se tornando vegetariano. Não acredita? Confira!
Não vamos nem entrar no mérito da economia, já que ninguém vê a água como uma despesa, entre aspas, pois o Brasil tem um histórico abençoado de grande fartura de água, logo de preços razoáveis.
  - Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário. 
  - Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar. 
  - Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las. 
  - Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão, use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágue também utilizando o balde e não água corrente. 
Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior. 
  - Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação; Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã; Use uma mangueira com esguicho tipo revólver; 
  - Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água. 
  - Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas. 
  - Recolha a água de enxágue da máquina de lavar roupas em um balde e use para lavar o chão na casa, passeio, garagem e outras áreas em vez de usar a mangueira.
Como vê, são ações bem racionais, assim como pouco ou nada usuais, e que vão exigir de você um pouco mais de trabalho/tempo, não é verdade?

Com informações de organizesuavida

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário