sexta-feira

Porque você pode acabar se tornando vegetariano. Não credita? Confira!

.
A notícia não é nova (2015), nem tampouco o problema, embora atualíssimo. Também não é papo de ‘vegano radical’. São conclusões da organização das Nações Unidas.

É que o seu bife diário ou o seu churrasquinho de fim de semana é ‘insustentável’, ambiental e ecologicamente falando. Palavrinhas de ‘ecochatos’ e sem sentido, não? Não, não são! As necessidades de água, e de alimentação, da população mundial são incompatíveis com o consumo de carnes.

Metade, é metade, da população da humanidade, ou algo em torno de 4 bilhões de pessoas, irá ter problemas de falta de água, básica, crônica, para a sobrevivência. Pode?
Leia também: 
Água da Nestlé tem venda proibida pela Anvisa por riscos de infecção em crianças e grávidas 
Cuide de sua água, veja dicas de como fazer isso neste verão 
Veja como consumir melhor, a mais pura, água
Só para ter uma ideia. Para fazer um 1 kg do churrasquinho a vaca consome 15.000 litros de água. É isso! Quinze mil litros de água, por extenso. Não acredita?

Como a opção não depende de ter ou não ter condições de adquirir – assim simplesmente – já que temos regiões ricas com, hipoteticamente, todas as condições de resolver o problema não o farão simplesmente por falta do que adquirir, do que comprar.

No Brasil, o Estado de São Paulo, por exemplo, é useiro e vezeiro da tal crise da água e é assim em qualquer lugar do planeta. Onde nem sempre a ‘grana’ significa muita coisa nesta área.
"Estudos apontam que falta de água pode tornar o mundo vegetariano
De acordo com dados da ONU, seria preciso aumentar a produção de alimentos em 70% para atender a demanda em 2050, no entanto não há água para isso
A crise hídrica que vem assombrando algumas regiões do Brasil não é novidade para outras cidades do mundo, como Califórnia, Barcelona, entre outras. O problema, na verdade, é tão grave que estima-se que metade da população mundial enfrentará falta de água crônica se os atuais hábitos de consumo alimentar continuarem como estão.

A previsão é de Malin Falkenmark, conselheiro científico sênior do Stockholm International Water Institute (SIWI), em um texto para o relatório Food Security: Overcoming Water Scarcity Realities.

O problema se tornou maior depois que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura revelou, por meio de estudos, que será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% nos próximos 40 anos para atender à demanda no planeta.

Segundo Falkenmark, não há água suficiente à disposição para abastecer as demandas atuais de terras agrícolas e haverá muito menos para produzir alimentos para a população esperada pela ONU em 2050.

Isso porque, de acordo com dados e pesquisas, a pegada hídrica de carne de bovinos de corte é muito alta – para apenas 1kg de carne bovina são necessários mais de 15.000 litros de água. Para os ovinos são necessários 10.400 litros, suínos 6.000 litros, caprinos 5.500 e frangos 4.300 litros.

Dessa forma, para mitigar os impactos, o ideal é apostar em dietas nas quais a maior parte da composição alimentar sejam proteínas provenientes de origem vegetal e não animal, como ocorre atualmente. Estima-se que a dieta mais sustentável, ou vegetariana, consuma de cinco a dez vezes menos água que a comum.

Vegetarianismo faz bem para a saúde

Muito comum em diversas partes do mundo, o vegetarianismo ainda sofre preconceitos por parte de médicos e acadêmicos. No entanto, diversos estudos já apontam que esse tipo de dieta vai muito além dos direitos dos animais.

Esse regime alimentar, baseado em alimentos de origem vegetal, faz bem para a saúde, já que elimina e previne contra diversas doenças relacionadas ao câncer e o coração.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário