quarta-feira

E aí, qual açúcar prefere? Tem açúcares e açúcares... Confira!

.
O açúcar, quem diria? Pode alguém ter ‘inventado’ algo ruim em coisa tão doce... Tão imprescindível em nosso cotidiano? Alguém aí gosta de café, ou do velho ‘pingado paulista’ sem açúcar?

Duvido!

No mínimo... É escolher aquele, como poderia dizer? Mais saudável.

Neste texto abaixo vai conferir as diferenças essências entre os diversos tipos. Mas, vai precisar de um pouquinho de empenho e vontade para fazer a opção, caso seja por um tipo pouco convencional, já que o gosto “das coisas” muda um pouco.

Eu já fiz há já algum tempo: é o açúcar mascavo, e o gosto ‘das coisas’ continua bom... O pingado? Ficou bem melhor!
Demerara, mascavo ou refinado: qual é a diferença entre cada açúcar?...
Prestar atenção nos ingredientes dos produtos industrializados e reduzir o consumo de açúcar são hábitos essenciais para quem busca melhorar a própria qualidade de vida. Contudo, quando vão adoçar sua bebida, muitas pessoas, ainda tem dúvidas na hora de escolher.

Pensando nisso, separamos algumas dicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para ajudá-lo a entender a diferença entre cada e fazer a melhor opção. 

Confira:

O ideal seria preservar o gosto naturalmente doce dos alimentos, fazendo um uso bastante moderado do produto. Mesmo porque consumir açúcar refinado em excesso pode causar hiperatividade, inflamações, acne, lipogênese (acúmulo de gordura corporal) e ainda o risco de desenvolvimento da diabetes. Entre as opções do produto, estão:
Refinado: o ideal é substituí-lo por outra opção, pois ele perde mais de 90% de seus nutrientes no processo de refinamento, além de conter substâncias químicas que o ajudam a ficar branco e fino. 
Cristal: outro que também perde praticamente todos os seus nutrientes, apesar de não possuir tantos aditivos químicos quanto a versão refinada. 
Mascavo: por não precisar passar pelo processo de branqueamento, cristalização e refino, contém uma maior concentração de nutrientes, com destaque para o cálcio e o ferro. 
Demerara: apesar de também passar por um leve processo de refinamento, não recebe nenhum aditivo químico, o que ajuda a preservar melhor seus nutrientes. 
Orgânico: não possui nenhum tipo de ingrediente artificial e tem o mesmo poder adoçante, apesar de ser mais grosso e escuro do que a versão refinada. 
Light: trata-se da combinação entre o açúcar refinado comum e adoçantes artificiais, deixando-o com maior poder adoçante. Cuidado para não usar demais. 
Mel: contém cálcio, fósforo, potássio, sódio e manganês, vitaminas C e B e proteínas, além de possuir nutrientes funcionais como FOS (frutooligossacarídeos), importantes para o funcionamento do intestino.
ATENÇÃO: açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, no entanto, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso.

Fonte: osul

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário