Como fazer a limpeza dos ouvidos dos cães


Material e dicas para limpeza semanal, salvo tratamento ou indicação veterinária:



Algodão, cotonetes, pinça e solução para limpeza de ouvidos.

O conduto auditivo dos cães é uma região de difícil acesso e muito sensível. Labradores são cães de orelhas caidas, portanto sem estar ventilada e mais sujeita a juntar cerume e doenças como sarna, fungos, seborréia excessiva e micoses. Problemas estes que além de incomodarem muito o animal, causam dor, coceira, mau cheiro e mal estar. 

Há várias marcas de solução de limpeza de ouvidos no mercado, eu pessoalmente recomendo uma caseira que e a base de Alcool, Glicerina e Acido Borico, cuja receita e a proporção de 1 litro de alcool, 50 mil de Glicerina, e 40 gramas de Acido Borico. Na véspera, ou algumas horas antes da limpeza, pingue de cerca de 10 gotas dentro do conduto auditivo, essa solução soltará o cerume que está preso dentro do conduto auditivo.

Passo 1

Quando pingar as gotas, sacuda e pressione as orelhas de forma a ouvir um som de água para certificar-se que as gotas realmente desceram até embaixo.

Passo 2

No dia seguinte, ou algumas horas depois... este cerume estará em volta da parte externa do ouvido, assim de fácil remoção com algodão esterilizado e cotonetes para as dobras.

Passo 3

Muitas pessoas gostam de rolar um algodão em pinças para facilitar o trabalho. Mas e melhor deixar isso para quem tem pratica... o cotonete resolve bem o problema, e não oferece risco para o cão quando a limpeza e feita em casa.

Passo 4

Lembre-se que o conduto auditivo jamais deve ser “cutucado”, que este cerume natural é uma proteção do mesmo. Portanto apenas o excesso será removido pelo produto.

Aconselha-se fazer esse procedimento na véspera do dia do banho porque você eliminará em grande parte o mau cheiro do seu cão e as eventuais sobras de cerume que ficarem nas orelhas serão removidas pelo shampoo durante o enxágüe. (Do blacklab)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Os cuidados do aparelho auditivo de um cão....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Ótima dica!
    Gostaria de saber se posso usar em gatos.
    Att,
    Rian Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rian!

    Não tem necessidade de fazer uma limpeza tão profunda e sistemática nos ouvidos dos gatos, basta embeber um pouco de algodão ou cotonete com soro fisiológico e fazer uma limpeza só na orelha, mesmo, parte externa e, a depender do caso ou necessidade, uma vez por semana.

    Entretanto, se houver secreção excessiva ou se ele começar a coçar demais a orelha, o melhor é levá-lo ao veterinário, pois pode ser sinal de fungos ou otite.


    Um abraço

    ResponderExcluir